Vagas preenchidas
70%

Pós-Graduação em

Gestalt-Terapia:

Fundamentos e Clínica

5ª Edição

Reconhecida pelo MEC

PROGRAMAÇÃO E CALENDARIZAÇÃO*

  • Bases Filosóficas e Epistemológicas da Gestalt-terapia:
  • Exposição das principais influências filosóficas que fundamentam a abordagem gestáltica, como a fenomenologia e o existencialismo.
  • Exploração da epistemologia da Gestalt-terapia, destacando a importância da percepção, do aqui e agora, e do holismo como pilares fundamentais.
  • Discussão sobre a abordagem dialógica e a relação entre terapeuta e cliente na perspectiva gestáltica.
  •  
  • Fenomenologia e Temporalidade na Abordagem Gestáltica:
  • Exploração da fenomenologia enquanto base teórica para a compreensão da experiência humana na Gestalt-terapia.
  • Análise do conceito de temporalidade e sua relação com a construção do sentido e da vivência do tempo presente.
  • Discussão sobre a noção de autenticidade e responsabilidade pessoal no contexto da abordagem gestáltica.
  • Teoria do Contato e Desenvolvimento da Awareness:
  • Apresentação do ciclo de experiência gestáltico, composto pelas fases de contato, figura-fundo, interesse, necessidade, gestação, emergência e retorno ao contato.
  • Exploração do papel da awareness (consciência) na vivência plena do ciclo de experiência e no processo terapêutico.
  • Discussão sobre os obstáculos ao contato e a importância da resolução de gestalts inacabadas na busca de uma maior integração e satisfação pessoal.
  • Função do Ego, Id e Personalidade na Gestalt-terapia:
  • Apresentação dos conceitos de ego, id e personalidade na Gestalt-terapia e sua importância no entendimento da dinâmica psicológica.
  • Exploração da noção de autorregulação e suas implicações para a formação do self.
  • Discussão sobre as características da personalidade gestáltica, incluindo a consciência de si, a autenticidade e a responsabilidade pessoal.
  • Clínicas Gestálticas: Aplicações Práticas da Teoria do Self:
  • Análise das diferentes manifestações clínicas do self, como o self-funcional, self-dissociado e self-fragmentado.
  • Exploração das técnicas e abordagens terapêuticas específicas para trabalhar com diferentes configurações do self.
  • Discussão sobre a integração das diferentes partes do self e a busca de uma maior congruência e completude.
  • Fundamentos teóricos da relação dialógica na Gestalt-terapia
  • Exploração da importância da relação terapêutica na prática gestáltica
  • Desenvolvimento do estilo do gestalt-terapeuta, incluindo aspectos de autenticidade, empatia e presença.
  • Exploração e Integração do Trabalho Corporal na Prática Terapêutica:
  • Apresentação de técnicas e abordagens terapêuticas que envolvem a expressão e a exploração do corpo na Gestalt-terapia.
  • Exploração dos processos de somatização e expressão emocional por meio do trabalho corporal.
  • Discussão sobre a importância da consciência corporal e da integração mente-corpo no processo terapêutico.
  • Abordagem da psicoterapia como uma experiência de campo dinâmica
  • Análise dos diferentes fenômenos que emergem durante o processo terapêutico
  • Exploração das implicações éticas e políticas na prática da psicoterapia
  • Estudo dos principais transtornos psicopatológicos sob a perspectiva fenomenológico-gestáltica
  • Análise da relação entre a experiência do indivíduo e os sintomas psicopatológicos
  • Exploração das intervenções terapêuticas gestálticas na abordagem dos transtornos psicopatológicos
  • Análise da interseccionalidade como componente essencial na prática gestáltica
  • Exploração das complexidades e desafios da clínica com diferentes grupos e identidades
  • Abordagem de questões relacionadas a raça, gênero, sexualidade e outras dimensões da diversidade na terapia gestáltica
  • Estudo dos transtornos de neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH, à luz da abordagem gestáltica
  • Análise das manifestações fenomenológicas e implicações terapêuticas desses transtornos
  • Exploração de estratégias e abordagens gestálticas para o trabalho com indivíduos com transtornos de neurodesenvolvimento
  • Estudo das dinâmicas e desafios nos relacionamentos íntimos sob a perspectiva gestáltica
  • Análise das interações e padrões de comunicação em casais e sistemas íntimos
  • Exploração de técnicas e intervenções gestálticas para promover a mudança e a resolução de conflitos em relacionamentos íntimos
  • Exploração do conceito de “experimento” na prática gestáltica e sua aplicação clínica
  • Utilização de recursos técnicos e artísticos para ampliar a expressão e a compreensão dos processos terapêuticos
  • Desenvolvimento da criatividade e espontaneidade como recursos terapêuticos na prática clínica gestáltica
  • Análise da integração da Gestalt-terapia com outras abordagens terapêuticas e áreas de conhecimento
  • Exploração das possibilidades de atuação gestáltica em contextos interdisciplinares e intersetoriais
  • Discussão dos desafios e benefícios da prática gestáltica em colaboração com outros profissionais e instituições
  • Conhecimentos teóricos e práticos em estudos de casos reais
  • Análise e discussão de casos clínicos com foco na aplicação da abordagem gestáltica
  • Desenvolvimento de habilidades de avaliação, formulação de casos e planejamento de intervenções terapêuticas
  • Exploração das metodologias de pesquisa aplicadas à área da Gestalt-terapia
  • Elaboração e execução de projetos de pesquisa relacionados à abordagem gestáltica
  • Desenvolvimento de habilidades de análise crítica, interpretação de dados e redação científica
  • Apresentação e discussão dos estudos de caso desenvolvidos pelos estudantes
  • Compartilhamento de experiências clínicas, aprendizados e desafios enfrentados na prática terapêutica
  • Feedback e supervisão coletiva para enriquecer a compreensão e aprofundar o aprendizado clínico.

Veja o que diz quem já cursou...

Carla Oliveira - Turma 3

“Eu sou aluna e recomendo! Meus professores são maravilhosos e minha turma é formada por gente linda demais! uma parte bem boa do advento On-line. Além de muita informação, a oportunidade de estar e compartilhar com pessoas de vários cantos do país. Muita vivência, muitos sotaques, muitas culturas! Gestalt Viva! Recomendo muito!”

Ariel Basílio - Turma 1

“Muito feliz que essa pós me proporcionou encontrar pessoas tão maravilhosas como Terezinha! Além do conhecimento, grandes amizades! ❤️”

Prof. Guilherme Nogueira

“Muito bom participar desse modelo, nesse Instituto tão acolhedor!”

Ciza Brígido - Turma 1

“Foi uma aula leve, gostosa, criativa, divertida e que trouxe um entendimento claro e consiso do tema. Se já era fã da GT….agora mega apaixonada❤️ Parabéns instituto pela equipe de docentes.”

Fale Conosco

Pelo canal de atendimento ao cliente, estamos disponíveis para atendê-lo(a) da melhor forma.

Nossos Contatos:

Siga-nos

Preencha o formulário e solicite seu orçamento

FAQ

Perguntas Frequentes

O tempo de conclusão desta pós-graduação é de 17 meses. Após esse período, o aluno dispõe de mais 3 meses para escrever o Trabalho de Conclusão de Curso.

Sim, a pós-graduação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A Certificação das Pós-Graduações do Instituto Meritus será expedida pela: Famart: instituição de Ensino Superior, credenciada pelo  MEC, com sede em Itaúna – MG.

Profissionais da área da Psicologia, Terapia Ocupacional, Medicina e áreas afins, que tenham interesse na abordagem psicoterapêutica Gestalt-terapia. 

Ao finalizar esta Pós-graduação, o aluno receberá o título de Especialista em Gestalt-Terapia:Fundamentos e Clínica.

As aulas online são ministradas por meio da plataforma virtual Zoom, permitindo interações síncronas entre alunos e professores.

Adotamos a metodologia de aulas síncronas, ao vivo via webconferência, por meio da moderna tecnologia combinada com materiais disponíveis online. Mesma qualidade da aula presencial, pois a interação com os professores e com os colegas é feita em tempo real.

Um módulo por mês . Cada módulo é dividido em três aulas. A primeira ocorre na sexta-feira , à noite. A segunda aula, no sábado, pela manhã e a quarta, no sábado, à tarde.

É necessário possuir diploma de graduação na área de Psicologia ou áreas afins.

As opções de financiamento ou bolsas para o curso de pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Diversidade Linguística podem incluir descontos promocionais, como desconto para pagamento à vista, parcelamento sem juros, descontos para ex-alunos (veteranos), descontos por indicação, descontos de aniversário e outros incentivos especiais. Para mais informações detalhadas sobre as políticas promocionais, é aconselhável consultar dos nossos atendentes.

Sim, o curso inclui atividades práticas e estágio supervisionado para aprimorar a experiência dos alunos.

Para participar das aulas online e ao vivo no Zoom, os requisitos técnicos são:

Ao inscreverem-se no curso, os alunos beneficiam de um e-mail institucional gratuito e acesso sem custos aos aplicativos do Microsoft 365, incluindo Word, Excel, PowerPoint, OneNote, e Teams. Estes recursos são fundamentais para a comunicação eficaz, organização e colaboração acadêmica, tanto individualmente quanto em grupo.

As aulas são transmitidas online e ao vivo, permitindo interação em tempo real entre alunos e professores. Adicionalmente, todas as sessões são gravadas e ficam disponíveis imediatamente após o término da aula, com a única espera sendo o tempo necessário para o carregamento da gravação. Isso oferece flexibilidade para os alunos revisarem o material conforme sua conveniência.

Não, não é necessário efetuar qualquer pagamento adicional para receber o certificado de pós-graduação. Para a emissão do certificado, basta que o aluno tenha cumprido integralmente os seguintes requisitos: pagamento integral das mensalidades, apresentação e entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e conclusão com aprovação em todas as unidades curriculares do curso.

Sim, haverá avaliações e atividades ao longo do curso para verificar o aprendizado dos alunos.

Copyright © 2024 Instituto Meritus - Todos os Direitos Reservados

× Como posso te ajudar?